HISTÓRIA DOS ESTADOS BRASILEIROS

BAHIA: UMA BREVE HISTÓRIA.

          O Estado da Bahia é a junção de três capitanias hereditárias: Bahia de Todos os Santos, Ilhéus e Porto Seguro. A região se tornou a “cabeça” da colônia portuguesa devido a existência da um estratégico porto natural: A Baia de Todos os Santos (o nome do Estado foi extraído desse acidente geográfico). A região se tornou um laboratório do processo de exploração colonial que acabou se reproduzindo no Brasil português

          A luta contra os índios, enquanto se implementava o processo de exploração estiveram presentes desde o início da ocupação e se aprofundou com a chegada de negros escravos africanos. No entanto,  a perda da função de capital da colônia para o Rio de Janeiro (boca das minas gerais) marcou  o início da decadência econômica e política do Estado e a Bahia foi palco de profundas   tensões como: A Conjuração Baiana, A Sabinada e a própria criação do Arraial de Canudos, que nasceram e foram alimentadas pela implementação do alienado sistema mercantil português que era fundamentado no latifúndio, no trabalho escravo e na monocultura voltada pra o mercado externo.

         A Bahia entrou no Século XX com uma sociedade com profundas desigualdades sócias, pois…”O escravismo deixaria marcas profundas na mentalidade do povo e no próprio esquema de representação das classes sociais”…

          Hoje, controla o Estado da Bahia, políticos que conseguem muito bem fazer a integração entre a Bahia do Sertão e a Bahia do Litoral. Os “Magalhães” fazem isso com muita desenvoltura.

 

PROFESSOR LUCIANO MANNARINO

Correções serão bem vindas!

BIBLIOGRAFIA

HISTÓRIA DOS ESTADOS BRASILEIROS/IVAN ALVES FILHO. – RIO DE JANEIRO: REVAN,  2000

 

ezgif.com-video-to-gif (2)

 

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s