O nome da Unidade Federativa vem de um conhecido rio da região. Acre significa na língua tupi: Rio Verde. O território que veria ser o atual Estado do Acre pertencia a Bolívia até a eclosão do Ciclo da Borracha.
A existência de grandes quantidades de seringueiras, nessa porção a floresta amazônica, levou muitos nordestinos a ocupá-la em busca de sua exploração. A chegada de brasileiros acirrou os ânimos do governo boliviano que acusou o Brasil de não respeitar as normas de fronteiras estabelecidas pelo Tratado de Ayachcho. A tensão tornou se complexa devido a participação de investimentos americanos.
O litígio só foi solucionado através acordo diplomático costurado pelo então Barão do Rio Branco (a capital do Acre recebeu o nome do diplomata) através do Tratado de Petrópolis assinado em 1903. Pelo acordo, o Acre seria brasileiro em troca de uma indenização e a promessa da construção de uma ferrovia que facilitaria o acesso da Bolívia ao Atlântico usando portos fluviais da Bacia Amazônica.
O Acre recém incorporado se tornou o primeiro Território Federal Brasileiro (Unidade Federativa vinculada diretamente ao poder Executivo Federal).
Em 1962 o Acre foi elevado à condição de Estado Brasileiro.
Sim, o Acre existe!!!
Correções serão bem-vindas!
PROFESSOR LUCIANO MANNARINO
BIBLIOGRAFIA
HISTÓRIA DOS ESTADOS BRASILEIROS/IVAN ALVES FILHO. – RIO DE JANEIRO: REVAN, 2000

[…] ACRE. UMA BREVE HISTÓRIA […]
CurtirCurtir